WhatsApp

75 9 9173-8131

Canudos-BA
Emoção e orgulho marcam o I Festival de Cultura, Artes e História de Canudos - Canudos Acontece

Cultura

06/10/2017 às 18h48 - Atualizada em 06/10/2017 às 21h27

Emoção e orgulho marcam o I Festival de Cultura, Artes e História de Canudos

Canudos Acontece
Canudos - BA
FONTE: Ascom

Um resgate da luta, resistência e fé foi a principal atração do I Festival de Cultura, Artes e História realizado em Canudos nesta quarta (4) e quinta-feira (5). Quem esteve presente nos dias de evento pôde prestigiar uma programação em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos que exaltou a história do munícipio.





Diversas apresentações emocionaram o público como o desfile temático com encenações baseadas no livro 'Os Sertões', de Euclides da Cunha, a Banda de Pífanos, teatro, artesanatos e o grupo de dança Arraiá do Conselheiro. O Concurso “Canção Histórica de Canudos” também foi uma grande atração no festival. Cinco músicas concorreram à premiação em dinheiro. O grande vencedor foi Mariano da Silva, com a canção "Sangue Derramado". Uma grande virada cultural, com as participações de Bião de Canudos, Gereba e Fábio Pais, encerrou o evento atraindo uma multidão à Concha Acústica, no centro da cidade. 



Para a psicóloga de Uauá, Jeizabel Lima Silveira, o festival mostrou a história de Canudos de uma forma poética, sensível e empoderadora. "Testemunhar o desfile da juventude canudense contando a história de seu povo de forma forte e sensível foi uma das experiências mais emocionantes que vivi durante essas atividades em Canudos. Foram muitas produções culturais que mostraram que Canudos resiste e que seu povo continua firme na construção de uma sociedade justa", declarou. 



O prefeito de Canudos, Genário Rabelo, destacou o orgulho que os canudenses têm da sua história. "Canudos tem uma história linda. Nós temos como exemplo um homem idealista, com um pensamento a frente do seu tempo e que lutou por justiça social e qualidade de vida. Até hoje está viva a luta, perseverança e amor da nossa comunidade. O dia 5 de outubro é um dia importante para esse país e esse festival representa a nossa cultura, nosso povo, nossas raízes e nossos ideais", ressaltou. 







Publicidades:



  


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 5059 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados