°C °C
Publicidade

Bahia recebe R$ 253 milhões do Governo Federal para garantir o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem

22/08/2023 às 12h01
Por: PROVISÓRIO Fonte: bahianoticias.com.br
Compartilhe:
Bahia recebe R$ 253 milhões do Governo Federal para garantir o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem

O Governo Federal confirmou, nesta segunda-feira (21), um repasse significativo de R$ 253 milhões à Bahia e seus municípios. O principal objetivo dessa transferência é garantir o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem referente aos meses de maio a agosto.

 

Espera-se que, até quarta-feira (23), todos os municípios baianos já tenham recebido o respectivo recurso. Mas não são apenas eles que se beneficiarão: entidades sem fins lucrativos que atendem pelo menos 60% dos pacientes pelo SUS também terão direito a esse auxílio. No entanto, o pagamento a essas entidades será realizado diretamente pela gestão estadual ou municipal com a qual estão vinculadas. Os fundos locais terão um prazo de 30 dias, após o recebimento do FNS, para efetuar o crédito nas contas dos estabelecimentos de saúde.

 

Giszele Paixão, presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), destaca a importância desse marco: “O pagamento do piso da enfermagem não é apenas um dever legal, mas também uma vitória para os profissionais que lutaram por essa causa durante mais de três décadas”. A Lei 14.434 assegura esse direito, e o Coren-BA continua na luta para que a legislação seja respeitada integralmente, tanto no setor público quanto no privado.

 

Para concretizar esse direito, o Governo Federal alocou um montante de R$ 7,3 bilhões para assegurar o pagamento do piso salarial da enfermagem aos profissionais envolvidos. Isso inclui todos aqueles vinculados ao Ministério da Saúde, além dos estados, municípios e Distrito Federal, que receberão as parcelas retroativas a maio de 2023, abrangendo também o 13º salário.

 

Por fim, é fundamental esclarecer os valores estabelecidos pelo novo piso. Enfermeiros contratados sob o regime da CLT terão um salário base de R$ 4.750. Já os Técnicos de Enfermagem receberão 70% desse montante, totalizando R$ 3.325, enquanto Auxiliares de Enfermagem e parteiras serão remuneradas com 50% do valor, resultando em R$ 2.375.

 

Mantenha-se sempre atualizado sobre as principais notícias do mundo político e seus impactos diretos no seu dia a dia, seguindo o Portal de Notícias ChicoSabeTudo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade
% (mm) Chance de chuva
21h00 Nascer do sol
21h00 Pôr do sol
Sex ° °
Sáb ° °
Dom ° °
Seg ° °
Ter ° °
Atualizado às 21h00
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,370,18 +1,31%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias