
Após uma rápida frente fria nos últimos dias, os primeiros dias da semana terão sol e
altas temperaturas em grande parte do Brasil.
Meteorologistas apontam potencial de
quebras de recordes de calor para o mês de setembro.
O motivo do calor é a presença de uma massa de ar extremamente quente, que vai
cobrir o Brasil nos próximos dias.
As altas temperaturas deverão ser registradas em vários Estados, com o calor "muito
intenso" ou "extremo", caracterizado por marcas próximas de 40ºC, segundo a MetSul
Meteorologia, podendo chegar a 45ºC.
É o que deve acontecer na Bahia, além do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo,
Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia,
Amazonas, Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão. "Trata-se de uma situação de elevado
perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades",
diz o MetSul.
A cidade de São Paulo é um dos locais em que a temperatura pode bater recordes de
calor. De acordo com a MetSul, a temperatura ficará perto ou acima de 40ºC no
interior. Já na capital, as marcas podem se aproximar de 37ºC a 39ºC.
Temperaturas semelhantes ocorreram entre setembro e outubro de 2020. À época,
uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico,
com vários dias de calor extremo.
Calor e baixa umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade na
maior parte do País. Um território que abrange quase todo o Sudeste e o CentroOeste e parte do Nordeste, do Norte e do Sul está em alerta.
Mín. ° Máx. °




