Uma filmagem obtida por esta reportagem aponta para uma das 24 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) declaradas como roubadas em agosto, no Suriname. Ao todo, 29 dessas aves seriam repatriadas ao Brasil. Após o saque, apenas cinco retornaram ao país.
Uma fonte no país amazônico confirmou a autenticidade da gravação e informou que a mesma ocorreu na localidade de Frederiksdorp, vizinha da capital Paramaribo. Agentes surinameses tentam capturar o animal. Não há informações sobre o paradeiro dos demais.
Como mostrou ((o))eco, as 29 araras-de-lear e 7 micos-leões-dourados foram apreendidos nos arredores de Paramaribo, em meados de julho. Os espécimes teriam lá chegado por rotas de tráfico desde o Brasil que cruzaram a Guiana, já na Amazônia.
Pesquisadores brasileiros que acompanham o desenrolar dos crimes contam que ao menos uma de-lear já estaria perambulando na região da capital surinamesa quando Ibama e Polícia Federal foram ao país para repatriar os animais, na segunda quinzena de agosto.
Mín. ° Máx. °