No final da tarde de ontem, 5 de ou-tubro, a Subseção Judiciária de Feira de Santana/BA ganhou um Posto Avançado de Conciliação e um Posto de Inclusão Digital da Justiça Federal/Juizado Especial Federal, no município de Canudos. A ação é uma parceria entre a Justiça Fe. deral da Bahia (JFBA) e a Prefeitura Municipal de Canudos e conta com o apoio da Coordenação dos Juizados Especiais
Federais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Cojef/TRF1).
Antes da inauguração dos postos houve um desfile cívico com a participação das escolas do município, em celebração aos 130 anos da refundação da cidade de Canudos. Estiveram presentes o coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Wilson Alves de Souza, coordenador da interiorização dos Postos Avançados; a diretora da Subseção Judiciária de Feira de Santana, juíza federal Camile Lima Santos; o diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, além dos prefeitos das cidades de Chor-rochó, Uauá e Canudos.
Após o desfile cívico, as autoridades se deslocaram para a sede onde foram inaugurados o Posto Avançado de Conciliação e o Posto de Inclusão Digital da Justiça Federal/JEF de Canudos. O descerramento da placa foi realizado pelas seguintes autoridades: coordenador do Cojef-TRF1, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; desembargador federal do TRF1 e coordenador da interiorização dos Postos Avançados, Wilson Alves de Souza; diretora da SSJ de Feira de Santana, juíza federal Camile Lima Santos; diretor da SSJ de Paulo Afonso, juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu e pelo prefeito da cidade de Canu-dos, Jilson Cardoso de Macedo.
Em seus discursos, todas as autoridades presentes ressaltaram o papel fundamental destes postos, considerando que os jurisdicionados da cidade e dos municípios adjacentes não precisarão mais se deslocar à sede da SSJ de Feira de Santana para efetuarem perícias médicas e audiências judiciais.
O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso à Justiça, especialmente nas cidades em que não existe unidade física do Poder Judiciário, facilitando o acesso dos jurisdicionados ao serviço público de justica e evitando também o deslocamento das partes por grandes distâncias, o que beneficia principalmente a parcela da população mais carente.
Nestas unidades serão realizados acesso remoto das partes e dos procuradores domiciliados na cidade de Canudos e região, sob a jurisdição da Subseção Judiciária de Feira de Santana/BA, sendo promovidas audiências por video-conferência, via Teams, e atendimentos remotos de perícias médicas.
Essa matéria está associada ao ODS
8 (Trabalho Decente e Crescimento Eco-nômico), 9 (Indústria, Inovação e Infra-estrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
Mín. ° Máx. °