
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (30)
o uso do arroz enriquecido no combate da "fome oculta" no Brasil. A fome oculta é a
deficiência de vitaminas e minerais e se diferencia da fome clássica, pois pode
ocorrer mesmo entre pessoas que ingerem calorias em quantidades suficientes, mas
não de forma nutritiva.
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) explica que a deficiência de micronutrientes
tem como base unicamente na mensuração de níveis de anemia da população. No
Brasil 20,9% da crianças menores de 5 anos têm anemia e, considerando apenas do
recortes de 6 a 23 meses, esse índice chega a 24,1%.
Evair Vieira de Melo acrescenta que o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição
Infantil de 2019 indicou que metade das crianças em idade pré-escolar (6-59 meses)
e 2/3 mulheres não grávidas em idade reprodutiva (15- 49 anos) apresentaram algum
nível de deficiência de micronutrientes.
"Frente a esse cenário, a fortificação do arroz se apresenta como uma forma eficaz
para melhoria da saúde da população e da ingestão dos micronutrientes. Diversos
estudos que atestam a eficácia e a aceitabilidade do consumidor ao arroz
enriquecido, devido, principalmente, ao arroz ser um componente central da dieta de
diversas culturas", avalia.
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 6.
Mín. ° Máx. °




