°C °C
Publicidade

Governadora Fátima Bezerra é 1ª mulher a presidir Consórcio Nordeste

15/12/2023 às 12h57
Por: PROVISÓRIO Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Governadora Fátima Bezerra é 1ª mulher a presidir Consórcio Nordeste

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi eleita, por unanimidade,
presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste,
durante reunião realizada nessa quarta-feira (13), no Instituto Ricardo Brennand, no
Recife.

Fátima será a primeira mulher a assumir o comando da entidade. Ela falou das
prioridades de sua gestão à frente do consórcio em conjunto com os demais
governadores nordestinos.

"Nesse contexto, nossa prioridade agora em 2024 vai ser acelerar o PAC [Programa
de Aceleração do Crescimento]. Só para o Nordeste está destinada uma carteira da
ordem de R$ 700 bilhões.

Porque nós estamos falando de investimento de estradas,
a infraestrutura viária, com duplicação de estradas do Rio Grande do Norte a todos
os estados que compõem o Nordeste, nós estamos falando de investimentos na
área da segurança hídrica, consolidar o São Francisco, [isso é] fundamental."

A governadora potiguar também destacou o planejamento conjunto do Nordeste, por
meio do consórcio, no avanço dos investimentos em energias renováveis.
"O Nordeste já [está] no centro dessa agenda da transição energética com um
potencial imenso.

Afinal de contas, a região é líder de produção de energia eólica em
nível nacional, e agora também preparar o Nordeste para adentrar na offshore , que é
exatamente a energia no mar.

Para tanto, o compromisso do governo federal de
expandir as chamadas linhas de transmissão, para que o Nordeste possa concretizar
cerca de R$ 140 bilhões, que são projetos já contratados na expansão das energias
renováveis na nossa região."

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e
econômico de integração dos nove estados da região. Tem como objetivo atrair
investimentos, alavancar projetos, realizar compras conjuntas e implementar
políticas públicas de interesse coletivo das nove unidades da federação, inclusive em
nível internacional.


A posse de Fátima Bezerra na presidência do conselho está prevista para fevereiro
do próximo ano. Quem chefia a entidade desde dezembro do ano passado é o
governador da Paraíba, João Azevedo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade
% (mm) Chance de chuva
21h00 Nascer do sol
21h00 Pôr do sol
Sex ° °
Sáb ° °
Dom ° °
Seg ° °
Ter ° °
Atualizado às 21h00
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,02%
Euro
R$ 5,89 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 335,130,10 +0,25%
Ibovespa
172,749,73 pts 1.32%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias