
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi eleita, por unanimidade,
presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste,
durante reunião realizada nessa quarta-feira (13), no Instituto Ricardo Brennand, no
Recife.
Fátima será a primeira mulher a assumir o comando da entidade. Ela falou das
prioridades de sua gestão à frente do consórcio em conjunto com os demais
governadores nordestinos.
"Nesse contexto, nossa prioridade agora em 2024 vai ser acelerar o PAC [Programa
de Aceleração do Crescimento]. Só para o Nordeste está destinada uma carteira da
ordem de R$ 700 bilhões.
Porque nós estamos falando de investimento de estradas,
a infraestrutura viária, com duplicação de estradas do Rio Grande do Norte a todos
os estados que compõem o Nordeste, nós estamos falando de investimentos na
área da segurança hídrica, consolidar o São Francisco, [isso é] fundamental."
A governadora potiguar também destacou o planejamento conjunto do Nordeste, por
meio do consórcio, no avanço dos investimentos em energias renováveis.
"O Nordeste já [está] no centro dessa agenda da transição energética com um
potencial imenso.
Afinal de contas, a região é líder de produção de energia eólica em
nível nacional, e agora também preparar o Nordeste para adentrar na offshore , que é
exatamente a energia no mar.
Para tanto, o compromisso do governo federal de
expandir as chamadas linhas de transmissão, para que o Nordeste possa concretizar
cerca de R$ 140 bilhões, que são projetos já contratados na expansão das energias
renováveis na nossa região."
O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e
econômico de integração dos nove estados da região. Tem como objetivo atrair
investimentos, alavancar projetos, realizar compras conjuntas e implementar
políticas públicas de interesse coletivo das nove unidades da federação, inclusive em
nível internacional.
A posse de Fátima Bezerra na presidência do conselho está prevista para fevereiro
do próximo ano. Quem chefia a entidade desde dezembro do ano passado é o
governador da Paraíba, João Azevedo.
Mín. ° Máx. °




