
A chuva voltou a ganhar forte intensidade sobre partes do Norte e do Nordeste nas últimas semanas e isso leva em conta dois fatores fundamentais. Primeiro o fenômeno El Niño que segue perdendo intensidade caminhando rumo a uma neutralidade climática, o que dá margens maiores para o avanço das chuvas do Sul para o centro-norte do país. Em segundo lugar, mas não menos importante, tem a forte intensidade da ZCIT que falaremos neste artigo.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem suas fases de maior ou menor atuação sobre os trópicos, o que depende dos meses do ano. No Hemisfério Sul, a ZCIT ganha maior intensidade no final do verão e começo do outono, principalmente entre fevereiro, março e abril. Essa maior intensidade é observada pelas chuvas mais frequentes e mais volumosas na faixa norte do Brasil.
Mín. ° Máx. °




