Em alguns municípios espalhados pelo Brasil a campanha política para prefeito e vereador deixou de ser um ato cívico democrático para se tornar caso de polícia. No município de Sertânia (PE), o comerciante Nelson do Consórcio, desferiu uma facada no prefeito Ângelo Ferreira (PSB) na última quinta-feira (29) no centro daquela cidade. No último domingo (1º/09), um homem de identidade e idade ainda não revelada tentou esfaquear a prefeita de Trindade (PE), Helbinha. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o agressor.
Ainda na quinta-feira (29), a prefeita do município baiano de Aporá, Carine de Ataíde (Avante), sofreu uma tentativa de homicídio. A gestora estava dentro de um carro na cidade quando tiros de arma de fogo foram disparados em direção ao veículo. A Polícia foi rapidamente acionada, e prendeu um homem de 36 anos por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com a Polícia Civil, a autuação foi feita em flagrante, juntamente com a apreensão de um revólver das mãos do suspeito.
Nesta terça-feira (04) a reportagem do AP recebeu denuncia de populares do município de Canudos (BA), revelando ameaças feitas pelo ex-prefeito do município Arcenio Almeida Gonçalves Neto, Senoca ao dono do Blog Canudos Acontece, de propriedade do senhor Juarez. “Atenda o telefone rapaz. Seja homem. […] Eu acerto com você seu descarado. Eu lhe pego…Me aguarde”, disse Senoca em áudio.
Temendo pela própria vida, o blogueiro afirmou em áudio que irá tomar providências. “Eu vou registrar boletim de ocorrência”.
Nas eleições de 2020, a Polícia Militar da Bahia, através da Rondesp Norte, abordou pessoas dentro de um veículo da cidade de Canudos em Juazeiro. Elas estavam seguindo uma pessoa ligada ao grupo político contrário. Na época, o Comandante da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão designou uma viatura para proteger a pessoa ameaçada. Neste ano, o Comandante da Polícia Militar da Bahia, Coronel Coutinho, não vai permitir que atos voltado a violência aconteçam na Bahia. O Ministério Público Eleitoral, juntamente com a Justiça Eleitoral, também está atento a qualquer tipo de procedimento que tirem a paz e a ordem do pleito eleitoral.
Em municípios como Juazeiro, Uauá, Petrolina, e outras cidades, os prefeitos andam cercados de seguranças.
Mín. ° Máx. °