O programa Conecta Bahia, do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), visa democratizar o acesso à internet e promover a inclusão digital. A iniciativa disponibiliza Wi-Fi gratuito em praças e prédios públicos, com planos de expansão.
Conforme informações obtidas pelo Portal de Notícias da Bahia, o edital publicado no Diário Oficial neste sábado (28) prevê, em seu projeto, a instalação de até 1500 novos pontos de acesso ao longo dos próximos três anos, com investimentos que podem alcançar R$ 100 milhões, dependendo da captação de recursos provenientes de emendas parlamentares, ministérios do Governo Federal e empréstimos internacionais.
O secretário da Secti, André Joazeiro, destacou o impacto social do Conecta Bahia, que oferece internet gratuita para pessoas que não têm condições de arcar com um pacote de dados. Nesta nova fase, o programa focará em povoados e distritos, priorizando comunidades tradicionais e povos originários. “Inicialmente, oferecemos internet gratuita em praças de diversos municípios. Agora, além de expandir o serviço, vamos garantir conectividade para aldeias e quilombos”, afirmou Joazeiro.
Murilo Serafim, coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, ressaltou os benefícios da iniciativa, que permite aos cidadãos acessar serviços essenciais e conteúdos de capacitação, como o portal ba.gov.br e os cursos gratuitos do Programaê. “O Conecta Bahia oferece ao cidadão a oportunidade de estudar, empreender, realizar teleconsultas e acessar uma série de serviços de forma gratuita”, destacou.
O Conecta Bahia faz parte do Programa Bahia Mais Inovadora e é executado pela Secti. A primeira fase do projeto, que está em fase final de instalação, conta com 375 pontos de conexão em mais de 180 municípios, com um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões.
Mín. ° Máx. °