A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, está oferecendo 600 vagas para novas formações em educação digital. As inscrições, que se encerram no dia 27 de outubro, serão feitas por meio da plataforma Escolas Conectadas, onde as atividades serão realizadas a distância.
Os cursos oferecidos são “Introdução ao Pensamento Computacional”, “Metodologias Ativas: aprendizes protagonistas” e “Programação Criativa: produzindo jogos e animações”, cada um com 200 vagas disponíveis. Essas capacitações são destinadas a professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino e têm cargas horárias de 10h, 20h e 30h, respectivamente.
Todos os cursos são gratuitos e certificados por instituições reconhecidas pelo MEC.
Após a inscrição, os participantes poderão iniciar imediatamente o curso, tendo até o dia 11 de novembro para concluí-lo.
A iniciativa visa capacitar educadores da rede pública estadual para inovar na prática pedagógica.
Carla Aragão, diretora de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira (IAT), afirmou que os cursos visam ampliar o conhecimento dos educadores em metodologias ativas e fortalecer suas competências tecnológicas. “Vamos introduzir conceitos de metodologias ativas e discutir a aplicação da BNCC, com foco em competências digitais e desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, além de explorar o uso de tecnologias para criar jogos e animações”
Este curso explora os pilares do pensamento computacional de forma prática e acessível, oferecendo planos de aula e atividades pedagógicas para uso em sala.
Voltado para estimular a autonomia dos estudantes, este curso apresenta estratégias para aulas criativas e para o uso ético e responsável das tecnologias digitais.
Focado no uso da linguagem de programação Scratch, o curso ensina como criar jogos e animações de maneira simples e contextualizada, tornando a experiência de aprendizado em programação mais envolvente.
Mín. ° Máx. °