O Parque Eólico Morro do Cruzeiro, localizado no município de Brotas de Macaúbas, na Bahia, recebeu na última terça-feira, 5 de outubro, a última autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e agora está totalmente operacional.
Com isso, todas as suas 14 turbinas estão em funcionamento comercial, marcando a conclusão de mais uma etapa do projeto iniciado em agosto de 2024. O parque tem capacidade instalada de 79,8 MW e reforça a posição da Statkraft como uma das principais geradoras de energia eólica no Brasil.
O empreendimento será responsável pela geração de 386 GWh de energia renovável por ano, quantidade suficiente para abastecer cerca de 190 mil residências. A escolha do local para o parque eólico, em uma região com condições favoráveis de vento, tem contribuído para o sucesso do projeto. Segundo Guilherme Melo, Diretor de Construção da Statkraft no Brasil, com a autorização final, o Parque Eólico Morro do Cruzeiro entra em operação plena, consolidando a atuação da empresa no Brasil e fortalecendo sua posição no setor eólico nacional.
Além do Parque Eólico, a Statkraft iniciou recentemente a construção de um novo empreendimento híbrido, o Morro do Cruzeiro Solar, que combinará geração de energia solar e eólica.
Este projeto visa otimizar a infraestrutura do parque eólico já em operação e está previsto para ser concluído no segundo semestre de 2025. A integração das duas fontes de energia permitirá maior eficiência na geração e no aproveitamento das condições naturais da região.
O Parque Eólico Morro do Cruzeiro é uma ampliação do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, que opera há mais de 12 anos e foi o primeiro complexo eólico da Bahia. Com 95,2 MW de capacidade instalada, o Complexo Brotas de Macaúbas tem uma produção anual de 312,7 GWh.
Em breve, o complexo receberá o maior aerogerador onshore produzido no Brasil, uma parceria entre a Statkraft e a WEG, que instalará o aerogerador AGW172/7.X, com capacidade de 7 MW.
A Statkraft, com mais de 6 mil funcionários em mais de 20 países, é líder mundial em geração de energia hidrelétrica e a maior geradora de energia renovável da Europa. No Brasil, a empresa se destaca como uma das maiores geradoras de energia eólica, ultrapassando a marca de 2,2 GW de capacidade instalada entre seus projetos em operação e construção.
Mín. ° Máx. °