A previsão dos modelos meteorológicos indica a continuidade das chuvas no Extremo Oeste, Centro-Sul e Vale do São Francisco na Bahia, pelo menos até a próxima quinta-feira (14).
No litoral e na faixa leste do estado, também há previsão de chuva, porém de forma mais isolada e irregular. Apenas o nordeste da Bahia deve ter menores chances de precipitação ao longo da semana.
Essas chuvas ocorrem em função da formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que tem canalizado umidade para o estado desde o fim de semana. Devido ao seu posicionamento, várias regiões estão registrando volumes significativos de chuva.
Nos próximos quatro dias, a previsão é de acumulados entre 45 e 55 milímetros (mm) em Barreiras, onde as chuvas recentes ficaram abaixo do esperado. Em Bom Jesus da Lapa, são esperados volumes entre 60 e 70 mm, enquanto em Guanambi, a estimativa varia entre 35 e 65 mm.
Em Salvador, as chuvas devem diminuir, com acumulado previsto abaixo de 10 mm neste período.
Par esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou os alertas de chuva englobando praticamente todo o estado, deixando de fora apenas a Região de Vitória da Conquista e o Sul Baiano.
A partir de sexta-feira (15), a tendência é de redução das chuvas em todo o estado, com possibilidade de chuvas fracas e pancadas isoladas em algumas localidades. No entanto, a partir do dia 21, os modelos meteorológicos indicam uma possível retomada de chuvas generalizadas sobre a Bahia.
Chuvas registradas
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre as cidades com estações meteorológicas ativas na Bahia, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim registraram os maiores volumes deste domingo, com 101,8 mm cada, contrariando as previsões de chuvas menos intensas para essa região.
No acumulado entre sábado e domingo, os maiores volumes foram registrados em Caravelas (101 mm), Brumado (66 mm), Vitória da Conquista (44 mm) e Guanambi (43 mm).
A rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou nas últimas 48 horas os maiores acumulados em Presidente Jânio Quadros (74,4 mm), Palmas de Monte Alto (74 mm), Aracatu (69,6 mm), Brotas de Macaúbas (60 mm) e Candiba (50 mm). Em Salvador, alguns bairros acumularam até 50 mm de chuva.
Mín. ° Máx. °