Na manhã deste sábado, 23 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia, por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), ampliou os alertas de chuva válidos para a Bahia.
Até a manhã de segunda-feira (25), todos os municípios do estado estarão sob alerta de chuvas intensas. De acordo com o Inmet, a intensificação das chuvas ocorre devido à configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) e de um ciclone extratropical na altura do litoral sul da Bahia.
São 410 municípios em alerta laranja, de perigo potencial, onde podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h. O alerta laranja também engloba áreas de Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os outros sete municípios localizados na Região de Paulo Afonso, no nordeste do estado, estão sob alerta amarelo, podendo registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intenso, com rajadas entre 40 e 60 km/h. O alerta também abrange áreas dos estados citados acima, além do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Rondônia.
Entre as cidades monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Presidente Jânio Quadros, na Região de Vitória da Conquista, foi a que mais recebeu chuvas nas últimas 48 horas, acumulando 58,6 mm.
Em seguida aparece Candiba e Palmas de Monte Alto, ambas na Região de Guanambi, com 56,8 mm e 54,8 mm respectivamente. Vitória da Conquista tem registros de até 48 mm no período.
Em Guanambi, o pluviômetro da Agência Sertão, instalado no Centro da cidade, registra acumulado de 80 mm. A cidade registrou vários alagamentos após um temporal na tarde desta sexta-feira (22).
Nas áreas sob alerta meteorológico, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Quando possível, é recomendando desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como medida de segurança. Para mais informações ou em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Mín. ° Máx. °