A previsão meteorológica para os até 2 de dezembro aponta condições variadas de precipitação e temperaturas pelo Brasil, com destaque para instabilidades no Norte e Nordeste, e aumento das chuvas na Região Sul.
Os dados são do Informativo Meteorológico nº 35/2024 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta segunda-feira, 25 de novembro.
De acordo com o prognóstico, a semana será marcada por chuvas intensas no Sul e áreas pontuais do Norte, além de temperaturas elevadas no Nordeste e Norte. A atuação de sistemas frontais deverá alterar as condições no decorrer da semana, principalmente no Sul e Sudeste.
As condições de calor e alta umidade favorecem pancadas de chuva em grande parte da região. No centro-oeste do Amazonas e áreas do Tocantins, os acumulados podem superar 100 mm. Já no Acre, Roraima e sul do Pará, os volumes devem permanecer abaixo de 50 mm.
Áreas de instabilidade no nordeste da Bahia e Sergipe deverão causar acumulados acima de 50 mm entre os dias 26 e 29 de novembro. No oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, além do oeste de Pernambuco, as chuvas serão isoladas, com volumes abaixo de 50 mm. O restante da região terá tempo quente e baixa probabilidade de chuva.
Mato Grosso e oeste de Goiás serão as áreas com maior intensidade de chuvas, podendo alcançar 100 mm em alguns locais. No Mato Grosso do Sul e no centro-leste de Goiás, os volumes serão menores, ficando abaixo de 20 mm.
A semana começa com tempo firme, mas a partir do dia 29, áreas de instabilidade devem gerar chuvas no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os acumulados não devem ultrapassar 50 mm.
Instabilidades no Rio Grande do Sul favorecem acumulados significativos, especialmente no sul do estado, com volumes acima de 50 mm. Ao longo da semana, o deslocamento de um sistema frontal pode elevar os acumulados a mais de 100 mm em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
As máximas devem variar entre 30°C e 36°C, com picos superiores a 38°C em algumas localidades. As mínimas oscilarão entre 20°C e 26°C, podendo chegar a 28°C em pontos isolados.
As temperaturas máximas estarão entre 24°C e 36°C, enquanto as mínimas ficarão entre 20°C e 26°C.
O Sudeste terá máximas de 24°C a 36°C, e mínimas entre 14°C e 26°C. No Sul, as máximas variam de 20°C a 36°C, enquanto as mínimas podem cair para 14°C, com valores mais baixos no leste da região, como São José dos Ausentes (RS), onde são esperadas temperaturas próximas a 14°C.
Nos últimos dias, o Brasil apresentou acumulados significativos de chuva no sudoeste do Amazonas, Goiás, centro-norte de Minas Gerais, sul da Bahia e Espírito Santo, com valores superiores a 50 mm.
A maior precipitação foi registrada em Alfredo Chaves (ES), com 157,4 mm. Já as temperaturas extremas variaram de 1,4°C em São José dos Ausentes (RS) a 41,6°C em Boa Vista (RR).
Mín. ° Máx. °