A previsão aponta para o retorno das chuvas em Guanambi e outras regiões da Bahia a partir deste sábado, 30 de novembro, ou domingo, 1º de dezembro. Modelos meteorológicos indicam a possibilidade de precipitações no estado, embora haja divergências sobre os volumes e a distribuição das chuvas na próxima semana.
As chuvas mais intensas estão previstas para as regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul do país, mas parte das nuvens carregadas pode avançar para o território baiano, especialmente nas áreas sob influência do mesmo regime de chuvas do centro do Brasil.
Os modelos mais otimistas projetam acumulados superiores a 40 mm ao longo da semana em cidades como Guanambi, Barreiras e Bom Jesus da Lapa, enquanto Vitória da Conquista poderá registrar cerca de 10 mm.
Veja também: Inmet divulgou previsão do tempo de dezembro para todo o país
Por outro lado, previsões mais conservadoras sugerem volumes abaixo de 10 mm nessas localidades e possibilidade de ausência de chuvas em algumas áreas do estado.
Para Feira de Santana e Salvador, a expectativa é de chuvas fracas e isoladas. A capital, que enfrentou diversos transtornos causados pelas fortes chuvas recentes, encerra o mês de novembro com o maior acumulado pluviométrico registrado em 61 anos.
Com cenários meteorológicos ainda incertos, os próximos dias exigem atenção, especialmente em regiões com previsão de chuvas significativas, que podem trazer impactos positivos para a agricultura, mas também eventuais transtornos urbanos.
Além da possibilidade de chuvas, os próximos dias devem ser de calor em algumas localidades. Em cidades como Feira de Santana, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro e Senhor do Bonfim, as máximas podem chegar a 36ºC no início da semana. Já em Paulo Afonso, os termômetros podem marcar até 38ºC.
Em Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Guanambi, as máximas devem variar entre 29º e 33ºC ao longo da semana. Em Vitória da Conquista, há previsão de máximas de até 30ºC.
Mín. ° Máx. °