A capital baiana se prepara para receber, de 11 a 15 de dezembro, a 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque Costa Azul, em Salvador. Reconhecido como um dos maiores eventos do setor, o evento, que terá entrada gratuita, reafirma sua posição como referência nacional ao celebrar a diversidade e os sabores da agricultura familiar e da economia solidária.
Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Jeandro Ribeiro, a feira é uma oportunidade de “abrir o mercado”. “A estimativa que a gente tem é de fazer R$ 15 milhões em negócios, entre as cooperativas, os expositores e quem vai lá visitar”.
“A agricultura familiar precisava que mão do estado ofertasse políticas públicas de forma qualificada e isso vem sendo feito. E o resultado disso é o afloramento desses produtos”, comentou.
Além da já consolidada Feira Baiana, esta edição especial contará com a III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, "Sabores e Tradições do Nordeste". O evento reunirá produtos e tradições de todos os nove estados nordestinos, com mais de 4 mil itens à disposição do público, entre eles derivados do licuri, cajá, umbu, caju e cacau, que resgatam o sabor único da produção rural baiana e nordestina.
Entre as atrações do evento, estão espaços temáticos que exaltam a cultura e gastronomia regional. O público poderá desfrutar de duas praças gastronômicas com pratos típicos dos territórios baianos, o Restaurante do Empório da Agricultura Familiar e as Tendas Quilombola, Indígena e da Economia Solidária. Além disso, a 2ª Feira Agroecológica da Bahia, dedicada à promoção da produção sustentável, permitirá que os visitantes adquiram produtos orgânicos de qualidade.
A Feira também oferece atrações para toda a família. Um espaço infantil garantirá diversão para as crianças, enquanto um ponto de adoção de animais visa promover a conscientização sobre a adoção responsável. Em termos de entretenimento, a programação musical se destaca com três palcos que irão reunir grandes nomes da música, oferecendo uma variedade de estilos para agradar a todos os gostos.
No Palco Principal, o público poderá curtir shows de artistas renomados como Jau, Adelmário Coelho, Filhos de Jorge, Jeane Lima, Lutte, Paulo Jequié, Vanessa Borges, Gereba e as Ganhadeiras de Itapuã. Já no Palco Nordestino, artistas como Wilson Aragão, Cicinho e Virgílio levarão o melhor da música regional nordestina. Para os fãs de samba, o Palco do Samba contará com apresentações de Clara Castro, Pagode 75, Taian Paim, entre outros.
Com foco na sustentabilidade, a Feira também contará com uma coleta seletiva para reduzir os impactos ambientais e reforçar o compromisso com a ecologia. Além disso, será um espaço de aprendizado, com oficinas, workshops, encontros e seminários sobre agricultura familiar e economia solidária, promovendo o intercâmbio de experiências e práticas sustentáveis.
A realização do evento é do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento conta com apoio de parceiros como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), e patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Mín. ° Máx. °