Os próximos dias serão marcados por céu nublado e chuvas de moderadas a intensas em boa parte do estado da Bahia, como informa o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Segundo a previsão, os acumulados mais expressivos de chuva ocorrerão até o dia 13 de janeiro, com destaque para as regiões Leste, Sul e Oeste, especialmente na divisa com o Espírito Santo.
Esse cenário é típico desta época do ano e está associado à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno climático que ocorre predominantemente no verão.
O meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, explica que a ZCAS é um sistema dinâmico, influenciado pela interação com outros sistemas atmosféricos, como frentes frias. “Ela acontece quando massas de ar que vêm do Norte e do Sul do país se encontram, formando uma espécie de ‘ponto de encontro’ no céu, compondo uma grande concentração de nuvens nesse local, como se fosse um corredor de umidade e nebulosidade, que pode ter duração de 4 a 10 dias”.
Além de ser um fenômeno esperado durante o verão, a ZCAS desempenha um papel importante para a recarga hídrica do Brasil. No entanto, ela pode trazer chuvas de forte intensidade e em curtos períodos de tempo, o que pode resultar em enxurradas, alagamentos e descargas elétricas.
Confira o panorama detalhado para os próximos dias:
Diante da previsão de chuvas intensas, o Inema reforça as orientações para garantir a segurança da população:
Bernasconi alerta que “devido à condição de ZCAS poderão ocorrer chuvas de forte intensidade e em curtos períodos de tempo, gerando acumulados expressivos, com possibilidade de enxurradas, alagamentos e descargas elétricas”.
A população pode acompanhar atualizações sobre a previsão do tempo pelo site oficial do Inema: www.inema.ba.gov.br e do Inmet.
Mín. ° Máx. °