O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Distrito Federal realizou, na última sexta-feira (10), a primeira soltura de animais silvestres reabilitados do ano.
Um total de 31 animais, entre aves e gambás, foram devolvidos à natureza em uma área de mata nativa.
Entre as espécies soltas estavam três araras (Ara ararauna), nove periquitos-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri), três periquitos-rei (Eupsittula aurea), um trinca-ferro (Saltator similis), oito aves do gênero Sporophila e sete gambás (Didelphis albiventris), conhecidos como saruês.
Os animais passaram por um processo de reabilitação no Cetas, que inclui cuidados emergenciais, exames de saúde, monitoramento e adaptação ao voo para as aves.
Segundo a técnica ambiental Clara de Sena Costa, “é muito importante proporcionar a esses animais a chance de retomar a liberdade. Eles vieram da natureza e merecem voltar para ela”.
De acordo com o Ibama, ao todo, 24 centros de triagem são mantidos no Brasil, para triagem, reabilitação e devolução à natureza de animais resgatados de situações de risco, tráfico ou entregues voluntariamente.
Com informações do Ibama
Mín. ° Máx. °