
Doze mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão são cumpridos na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, nesta quinta-feira (20). De acordo com a Polícia Civil, os mandados foram expedidos devido a investigações acerca de indígenas que têm ameaçado proprietários de terras na região.
A ação integrada da Polícia Civil, Militar e Departamento de Polícia Técnica foi deflagrada na mesma semana em que um grupo de indígenas da etnia Pataxó ocupou o Parque Nacional do Descobrimento, em Prado. Eles cobram a homologação da Terra Indígena Comexatibá, que fica em outra parte da região e é alvo de disputa judicial há alguns anos.
Segundo a polícia, as investigações apontam que grupos de "supostos indígenas" usam o "pretexto de retomada de territórios ancestrais" para:
Os indígenas, por outro lado, afirmam que a violência não parte do grupo. Em nota enviada ao g1, os indígenas que ocupam o Parque Nacional do Descobrimento afirmaram que a ocupação também é feita para garantir a segurança do grupo.
"Estamos perdendo vidas indígenas e nós, jovens que somos alvos da perseguição e violência do latifúndio, estamos dando um grito de socorro na luta pela vida, nossas vidas importam!", diz a nota.
Devido a instabilidade de segurança na localidade, o Governo da Bahia anunciou na quarta-feira (19) a criação de um grupo de trabalho para tratar o assunto. Além dos representantes da gestão estadual, o grupo contará também com integrantes da Federação da Agricultura da Bahia (FAEB) e dos povos originários.
A primeira reunião de trabalho ficou definida para a próxima segunda-feira (24), em Salvador. Ela será realizada às 15h, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/03/20/operacao-policial-sul-da-bahia.ghtml
Mín. ° Máx. °




