A partir de julho, mais famílias brasileiras terão acesso gratuito à TV aberta via satélite em alta definição, graças à ampliação do programa Siga Antenado, uma iniciativa do Ministério das Comunicações, em parceria com a Entidade Administradora da Faixa (EAF) e com supervisão da Anatel.
Criado como contrapartida do leilão do 5G, o programa já beneficiou mais de 5 milhões de lares com a substituição das antigas parabólicas analógicas por equipamentos digitais. Na nova etapa, 323 municípios em 16 estados serão contemplados. Na Bahia, 20 cidades estão na lista (veja abaixo).
O objetivo é levar qualidade de imagem e som a moradores de regiões com pouca ou nenhuma cobertura de sinal de TV terrestre. A iniciativa também atende famílias de baixa renda mesmo que não possuam a parabólica tradicional, desde que estejam em áreas com cobertura limitada.
Os kits digitais incluem antena, receptor e controle remoto, garantindo acesso gratuito a mais de 100 canais com recepção estável e em alta resolução. O agendamento, a entrega e a instalação são totalmente gratuitos e podem ser feitos até 30 de junho para quem ainda utiliza a parabólica antiga. A solicitação deve ser feita pelo site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende via WhatsApp.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, celebrou a marca de 5 milhões de famílias atendidas:
“Estamos promovendo inclusão digital, ampliando o acesso à informação de qualidade e preparando o Brasil para a nova era da conectividade.”
Além de ampliar o acesso à informação, o programa também possibilitou a liberação completa da faixa de 3,5 GHz, essencial para a implantação do 5G no país, feita 14 meses antes do prazo.
O CEO da EAF, Leandro Guerra, destacou o alcance e a complexidade da operação:
“Mais do que trocar antenas, entregamos dignidade, acesso à informação e conectividade de qualidade para milhões de famílias. Esse é o legado do Siga Antenado.”
Abaíra, Baianópolis, Brejolândia, Caatiba, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Ibicoara, Ibitiara, Itambé, Jucuruçu, Jussiape, Macarani, Maiquinique, Mirangaba, Mucugê, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Pilão Arcado, Potiraguá e Vereda.
Mais informações podem ser obtidas no site do programa, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 0800 729 2404.
Mín. ° Máx. °