
Com música, contação de histórias e muita imaginação, a Voltalia levou o projeto “Kombi do Zé Livrório” a escolas dos municípios de São Gabriel e Canudos, no sertão baiano, alcançando cerca de 700 crianças com atividades que unem leitura, arte e educação ambiental. A iniciativa fez parte das comemorações do Dia das Crianças durante o mês de outubro e levou às comunidades um dia de aprendizado lúdico sobre sustentabilidade e energias renováveis, inspirando o cuidado com o meio ambiente de forma divertida e acessível.
Na programação, as crianças participaram de dinâmicas musicais, brincadeiras e contações de histórias, conhecendo personagens e temas que valorizam a cultura nordestina e a preservação de riquezas naturais da região, como o Rio São Francisco.
As atividades foram realizadas em 17 de outubro nas escolas Quilombola Vicente Alves Bonfim, Jaci Souza Vaz e Juvêncio Rocha, em São Gabriel; e em 28 de outubro nos educandários municipais Nossa Senhora do Rosário e Jairo Azi, em Canudos, com apoio das Secretarias Municipais de Educação. A ação em Canudos antecipou também as comemorações do Dia do Livro, celebrado em 29 de outubro, reforçando a importância da literatura na formação das novas gerações. Em cada local, a empolgação das crianças mostrou o poder transformador da leitura e da arte.
“Temos um compromisso de longo prazo com as comunidades onde estamos presentes. Acreditamos que promover o acesso à leitura e à cultura é uma forma de fortalecer vínculos e abrir novas oportunidades para o futuro. Essa é também uma maneira de colocar em prática o nosso propósito de contribuir para um ambiente melhor, promovendo o desenvolvimento em diferentes esferas”, afirma Nicolas Thouverez, Head Latam e CEO da Voltalia Brasil.
Foram distribuídos cerca de 750 livros, entre eles títulos como “Zé Livrório e a Sanfona Voadora” e “Zé Livrório e a Carranca Encantada”, além das cartilhas ambientais da Voltalia, que abordam temas como o uso responsável da energia e o cuidado com os recursos naturais.
Com mais de 20 anos de experiência, Zé Livrório é o artista anfitrião da iniciativa e utiliza uma biblioteca móvel instalada em uma Kombi para percorrer o Nordeste brasileiro, celebrando a cultura regional. O projeto inclui três livros publicados para o público infantil, escritos pelo jornalista Danilo Ribeiro, com histórias que abordam temas educacionais relevantes enquanto exploram cenários nordestinos como Irecê e o Rio São Francisco.
A ação reforçou o compromisso da Voltalia com o desenvolvimento social nas regiões onde atua, promovendo o acesso à cultura, o estímulo à educação ambiental desde a infância e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Por meio dessa iniciativa, a companhia contribuiu diretamente para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis, que integram sua Política de Sustentabilidade.
Reconhecida como Empresa com Propósito desde 2021, a Voltalia incorpora em seus estatutos objetivos sociais e ambientais claros, guiando todas as atividades para promover o desenvolvimento local, a proteção do meio ambiente e o bem-estar das comunidades onde atua.
A parceria com o projeto “Kombi do Zé Livrório”, realizada em comunidades tradicionais como o Quilombo Lagoinha, em São Gabriel, e o Rosário, que é uma comunidade de Fundo e Fecho de Pasto em Canudos, é um exemplo prático desse compromisso. A iniciativa mostra que boas histórias podem iluminar caminhos e que a energia que move o futuro começa com conhecimento, valorização da cultura e sonhos compartilhados.
Mín. ° Máx. °




