
Levantamento feito pelo Bahia Notícias mostra que apenas 10 dos 27 gestores estaduais divulgam as suas agendas nos sites do governo.
Entre os governadores que não publicam a agenda, está o baiano Rui Costa (PT). No site do governo, é possível ter apenas conhecimento de eventos externos do governador baiano, que também são divulgados para a imprensa. Além de Rui, os administradores do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e Roraima.
O governo roraimense informa no site o horário de expediente do governador, que é de 8 as 19 horas, mas não detalha os compromissos do gestor neste horário. No governo federal, tanto o presidente da República quanto os seus ministros publicam nos sites oficiais. A partir disto, a revista Piauí mostrou na semana passada que os políticos passaram a dominar a agenda do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
Segundo a publicação, a partir de levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em janeiro, 69% dos compromissos oficiais de Moro foram reuniões técnicas, mas caiu e chegou a ser 11% em maio. Ao mesmo tempo, os encontros parlamentares cresceram ao ponto de ocuparem a maior parcela e bater o recorde foi de 39% em maio. A divulgação das agendas ajuda também em investigações do Ministério Público e da polícia e mostra contradições dos políticos.
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), por exemplo, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que "nunca" recebeu no Palácio da Alvorada o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, alvo da Operação Lava-Jato. Sua agenda oficial disponível no site do Planalto, no entanto, mostrou que Dilma recebeu pelo menos duas vezes o empresário para reuniões no Alvorada em 2014, ano em que disputou a reeleição.
Já os estados em que os governadores divulgam a agenda são: Distrito Federal, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná. Procurada pelo Bahia Notícias, a assessoria de comunicação do governo da Bahia não justificou o fato de o governador não publicar a agenda.
Mín. ° Máx. °




