Domingo, 07 de Março de 2021 11:41
75 9 9173-8131
Creative Projects
Cultura

"A festa de São João é a preservação da vida do nordestino. O que seria de um repórter sem a comunicação? O que é um médico sem paciente? O que seria de Caruaru sem o São João e sua cultura popular?"

16/06/2020 10h19
785
Por: Allan Matos Fonte: (Canudos Acontece)

Quem questiona é Sebastião Alves Cordeiro Filho, o Mestre Sebá, ator e diretor do tradicional teatro de mamulengo (um tipo de fantoche). O evento cultural e religioso, que dura todo o mês de junho, apresenta atrações, movimenta o turismo e a rede hoteleira, gera milhares de empregos e sustenta centenas de artistas locais, além de aumentar a arrecadação de impostos em municípios do interior. "Não ter São João é algo inédito na minha vida. Não poder me apresentar, depois de 40 anos atuando, causa uma grande angústia", diz Mestre Sebá, de 63 anos, coordenador de uma trupe teatral com 65 pessoas, entre atores, técnicos e manipuladores de bonecos.

Além dos laços afetivos e culturais, o São João tem grande peso econômico para os municípios.

Segundo a prefeitura de Caruaru, o evento gera 20 mil empregos e movimenta cerca de R$ 200 milhões na economia local. Só em impostos, o município estima que vai deixar de arrecadar R$ 2 milhões apenas em junho — verba que poderia ser usada em diversas áreas, como saúde e educação.
"A festa movimenta todos os setores da nossa economia. Dos repentistas aos trios de forró, da gastronomia à rede hoteleira, todo mundo depende do São João", diz Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru desde 2017.

Para a prefeita, ficar sem São João é como se uma parte do ano não existisse. "Em Caruaru, nós dividimos o ano em antes e depois do São João. Não ter a festa deixa um vazio muito grande, porque ele faz parte da nossa identidade, tanto na questão cultural quanto religiosa", afirma.

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Canudos - BA
    Atualizado às 11h24 - Fonte: Climatempo
    30°
    Poucas nuvens

    Mín. 20° Máx. 35°

    29° Sensação
    14.5 km/h Vento
    38.9% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (08/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 36°

    Sol com algumas nuvens
    Terça (09/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 35°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias