Domingo, 07 de Março de 2021 12:46
75 9 9173-8131
Creative Projects
Economia

Perdas do Feijão preocupa agricultores de Jeremoabo BA

04/09/2020 10h21
821
Por: Allan Matos Fonte: Jeremoabo.com.br

Ano de muitas chuvas com índices superiores a média anual, animaram agricultores da região que investiram no aumento de área de plantio, principalmente das lavouras básicas, feijão e milho. No passado, grandes áreas plantadas destas lavouras eram vistas que foram reduzindo com o tempo em função exatamente das poucas e irregulares chuvas. Em função disso, o Feijão, principal alimento do nordestino, chegou a preços muito altos, com o saco de 60kg de sementes custando até R$ 700,00.

Mas, esperançosos com as chuvas, o agricultor apostou novamente na sorte, que mais uma vez vê escapar pelos dedos. É que a previsão inicial é de que a colheita não vai ser a esperada. A causa principal das perdas é o ataque de “mosca branca” e que muitos confundem com “bolô”, quando as folhas murcham, escurecem e começa a cair.

Para o técnico agrícola Manoel, da Bahiater e antigo servidor da EBDA “a praga já apareceu em outros anos, mas com pequena intensidade”.  Para o produtor Marcos, da região do Itapicuru “em nossa região nunca havia acontecido assim”.

Nas discussões entabuladas foram identificados dois possíveis causadores do problema: a chuva realmente em maior abundância e sementes vindas de outras áreas com possível contaminação.

No levantamento estatístico de área plantada, estimou-se em 1.350 hectares de área de feijão de cor sequeiro (feijão de “arranca”).

Os dados foram analisados em Reunião Municipal das Estatísticas Agropecuárias promovida pelo IBGE no último dia 25.08.

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Canudos - BA
    Atualizado às 12h46 - Fonte: Climatempo
    31°
    Poucas nuvens

    Mín. 20° Máx. 35°

    30° Sensação
    14.1 km/h Vento
    34.4% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (08/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 36°

    Sol com algumas nuvens
    Terça (09/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 35°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias