Sábado, 06 de Março de 2021 15:23
75 9 9173-8131
Creative Projects
Geral

Finalmente posso comprar um imóvel! Por onde começar?

Saiba como é o processo para comprar um imóvel de forma simples e rápida. Confira!

04/09/2020 16h14 Atualizada há 6 meses
795
Por: Allan Matos Fonte: Lucas Morato

Créditos da imagem: shutterstock.com

Ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas, afinal, nada melhor do que um cantinho para chamar de lar e construir momentos inesquecíveis. Mas, para isso se tornar realidade é preciso muita paciência, dedicação e tranquilidade. Tudo isso vai ajudar a fechar o melhor negócio.

Uma pesquisa realizada recentemente, mostrou que o número de venda e compra de imóveis em Vitória da Conquista https://www.chavesnamao.com.br/imoveis/ba-vitoria-da-conquista/ aumentou cerca de 20% do ano de 2019. Apesar da crise que estamos vivento, o cenário é muito otimista para o ano de 2021, onde estimativas indicam uma retomada na economia. Com isso, podemos concluir que esse setor sempre se mantém em alta mesmo em tempos de crise e nunca perde o seu fôlego. 

Mas, como todos sabemos, comprar uma casa é um processo bem burocrático que necessita uma série de documentos. Por isso, antes de iniciar o processo de busca, é importante ter tudo que você precisa em mãos para evitar qualquer tipo de dor de cabeça. Mas calma, vamos te ajudar!

Juntei o dinheiro, agora com o que devo me preocupar para comprar o imóvel perfeito? Calma, vamos explicar tudo para que seja um processo simples e tranquilo. Quer saber tudo sobre o processo de compra de uma casa de modo simples e rápido? Então continue lendo este artigo que preparamos para você e tire todas as suas dúvidas.

1. Faça uma escolha certa

Em primeiro lugar é preciso separar em uma folha todos os itens que não podem faltar em sua casa nova, isso vai ajudar a não esquecer de nada. Selecione os itens em ordem de prioridade, já que as vezes é possível ter que abrir mão de algum. Feito isso, comece a pesquisa pela internet, selecione pelo menos uma casa ou apartamento para vender em Vitória da Conquista.  https://www.chavesnamao.com.br/apartamentos-a-venda/ba-vitoria-da-conquista/ Isso faz com que você tenha a certeza de que vai escolher o imóvel ideal, por esse motivo que você deve ter paciência e tempo. 

Além disso, a pesquisa de mercado é importante para entender os valores da sua região. As vezes pode ter o mesmo imóvel, com as mesmas características e localização com um preço diferente. Por isso, aqui é preciso analisar com muito cuidado. Uma economia de dinheiro sempre é bem-vinda, ainda mais quando você está com o dinheiro meio apertado. Não esqueça dos gastos da mudança, organização é fundamental.

Assim que encontrar a casa mais adequada, marque uma visita. Aqui, é preciso analisar cada detalhe dos ambientes para ter certeza que tudo está conforme o anuncio visto pela internet.Confira o estado do imóvel e se alguma reforma será necessária.

2. Documentação pessoais

Após ter feito a visita, é hora de separar toda a documentação, afinal, não quer perder o imóvel dos sonhos por causa de um pepel, certo? Por isso, já deixe tudo separado e garanta que o procedimento vai dar certo. É preciso lembrar que nem todos os documentos listados são obrigatórios, porém, é interessante que você deixe eles por perto casa acabe precisando. Vamos listar alguns documentos que são solicitados.

Documentação do proprietário: É preciso conferir a situação civil, judicial e também financeira do proprietário do imóvel. CPF e RG são documentos essenciais em qualquer negócio. Além disso, é preciso solicitar certidões negativas junto a entidades públicas. Isso permite verificar se o dono do imóvel está apto para realizar a negociação.

Certidão de nascimento ou casamento: Esses documentos são solicitados para comprovar o estado civil. Caso seja casado, será necessário a anuência da esposa. Se for divorciado e com filhos, deve ser verificado a possibilidade de herança.

Certidão judicial: Aqui, é preciso consultar a justiça para verificar se o proprietário tem algum processo em curso. Caso tenha, será necessário verificar o seu valor e os bens que estão alienados nesse processo. Se o imóvel que você está negociando estiver no meio, não prossiga com a compra pois é muito arriscado.

3. Documentos do imóvel

No momento da venda e compra, além dos documentos pessoais, são exigidos os documentos do imóvel. Vamos conferir alguns que são solicitados, anote para não esquecer de nenhum.

Certidão de registro do imóvel: Esse documento é essencial, já que comprova a situação do imóvel. Mas, fique atento e não aceite nenhum outro documento no lugar deste, pois ele é o único capaz de mostrar a situação completa do imóvel. 

Certidão de ônus reais: Esse documento comprova a disponibilização do imóvel, se está em estado de penhora ou hipoteca. Ele é solicitado no cartório de registro de imóveis.

IPTU: O IPTU atrasado deve ser pago e é de responsabilidade do dono do imóvel para deixar tudo zerado para fazer a transferência para o futuro dono. Tenha a guia do IPTU pago dos últimos anos. 

Registro de compra e venda: Ele dispõe o acordo e negociação de ambas as partes e é necessário para resolução judicial de conflitos que possam vir a acontecer. Por isso é tão importante.

4. Pagamento de taxas

Com toda a documentação em mãos, é preciso fazer o pagamento das taxas. Mas, quais são? Vamos entender melhor esse assunto. A primeira é o ITBI, cobrada sobre a transmissão de bens imóveis. Ela é paga a secretaria municipal de finanças, na prefeitura da cidade. Corresponde a 2% o valor total dele.

5. Despesas geradas pelos documentos

Para essa parte é necessária uma conversa entre o vendedor e o comprador, pois, juridicamente, não há nenhuma legislação que regule esta parte. Na maioria das vezes, os documentos que comprovem a situação do proprietário devem ficar por conta do comprador, já que é o interessado pelo negócio. Porém, os documentos que comprovem a situação do imóvel são de responsabilidade do dono do imóvel. Lembrando que tudo isso pode ser negociado entre as dias partes para que seja um negócio justo e bem sucedido.

Agora é só aproveitar!

Todos os passos realizados com sucesso? Então, agora o imóvel é seu! Como dito, comprar casas à venda em Vitória da Conquista  https://www.chavesnamao.com.br/casas-a-venda/ba-vitoria-da-conquista/necessitam tempo e paciência, pois possuem um processo burocrático que leva algum tempo, mas é muito recompensador. Gostou desse artigo que preparamos para você? Então, compartilhe em suas redes sociais com amigos e familiares. Não deixe de acessar o nosso blog para mais notícias como esta!

Fonte: [email protected]

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Canudos - BA
    Atualizado às 15h20 - Fonte: Climatempo
    35°
    Poucas nuvens

    Mín. 19° Máx. 35°

    36° Sensação
    7.3 km/h Vento
    33% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (07/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 35°

    Sol com algumas nuvens
    Segunda (08/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 36°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias