
"123 anos se passaram desde o fim da Guerra de Canudos. Uma das maiores injustiças sofridas no Brasil e que aqui deixou um rastro de destruição. Em 5 de outubro de 1897, depois de 11 meses de combate com milhares de vidas perdidas, a Guerra chegou ao fim. Canudos relembra sua história com respeito e orgulho. A Guerra de Canudos levantou a voz dos mais fracos, dos que precisavam ser reconhecidos como gente, dos que exigiam dignidade.
Hoje, com muita fé, trabalho e esperança continuamos nos reerguendo, pois a luta não acabou. Todos os dias, ao sair para trabalhar, ao educar nossos filhos continuamos a lutar por mais qualidade de vida, mais justiça e mais respeito.
Hoje é nosso compromisso manter nossa história, memória e cultura vivas. Em memória de Antônio Conselheiro e das quase de 20 mil pessoas corajosas que deram suas vidas em prol de uma causa maior, continuamos a vencer nossas batalhas diárias por uma Canudos cada vez melhor, mais justa e mais forte."
Prefeito Genário Rabelo
Prefeitura Municipal de Canudos