Quinta, 13 de Maio de 2021 03:08
75 9 9173-8131
Creative Projects
Cultura

33ª Romaria de Canudos é experiência de fé e organização popular na Bahia

Edição virtual acontece de 16 a 18 de outubro

15/10/2020 10h16
969
Por: Allan Matos Fonte: BdF Bahia

Primeira Romaria de Canudos, realizada em 1988 - Acervo IPMC

Palco de uma das mais importantes experiências de resistência popular na história do Brasil, a cidade de Canudos (a 405km de Salvador) promove anualmente uma romaria que reaviva a memória do Arraial de Belo Monte, foco da luta sertaneja liderada por Antônio Conselheiro. Este ano, em sua 33ª edição, devido às normas de distanciamento social a Romaria de Canudos acontecerá, entre 16 e 18 de outubro, em formato virtual.
 
Para o Padre Tiago Milán, sócio fundador do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), as romarias adquirem novas feições a cada ano, mas sempre representam luz e força para a sociedade sertaneja. Em tempos de insegurança e medo como os que vivemos, segundo o padre “as Romarias de Canudos se consolidam experiência de fé e organização popular, de resistência para uma sociedade nordestina que pretende ser um agente ativo nestes tempos desafiadores”.
 
As romarias buscam demonstrar que toda transformação social que se queira duradoura deve incluir os despossuídos, as minorias e os grupos marginais. Uma religiosidade que trabalha na luta por uma sociedade inclusiva e socialmente justa: “Frente àqueles que estão vindo contra nós e armados”, afirma Padre Milán, “nós os enfrentamos com o poder que nos dá a nossa organização, a nossa união, a nossa solidariedade, a nossa fé. Não num Deus que vai fazer milagres para mudar a situação, e sim num Deus que nos anima a abrir caminhos para esse outro mundo que sim é possível”.
 
O evento inicia na sexta-feira às 19h com a exibição audiovisual “Memória do Tríduo” e celebração inter-religiosa em homenagem aos mártires da Canudos atual. No sábado, às 15h, acontece a videoconferência “Juventudes camponesas em tempos de pandemia: experiências de resistências e perspectivas para o futuro” e às 19h a Mesa Redonda “Canudos: Memória, Resistência e Profecia”. Às 20h30 será exibido o espetáculo “Canudos, Ser-tão das Artes”, com cordéis, música e poesias. Para encerrar, no domingo às 9h será realizada a Celebração Eucarística da Paróquia Santo Antônio de Canudos e às 10h uma Caminhada Virtual, com apresentação de lugares históricos de Canudos.

programação pode ser acompanhada pelos canais Canudos TV e Paróquia Santo Antonio de Canudos.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Elen Carvalho

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Canudos - BA
    Atualizado às 03h08 - Fonte: Climatempo
    20°
    Pancada de chuva

    Mín. 18° Máx. 30°

    20° Sensação
    14.1 km/h Vento
    89.6% Umidade do ar
    90% (7mm) Chance de chuva
    Amanhã (14/05)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 29°

    Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
    Sábado (15/05)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 28°

    Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
    Ele1 - Criar site de notícias