Sábado, 06 de Março de 2021 14:57
75 9 9173-8131
Creative Projects
Geral

Sem vaga na UTI, morre paciente com Down que emocionou o país

29/01/2021 13h54
956
Por: Allan Matos Fonte: observatorio3setor

Após sensibilizar o país por uma foto em que abraçava o enfermeiro enquanto recebia oxigênio, Emerson Junior, que tinha síndrome de Down, morreu em decorrência da Covid-19. Ele aguardava uma vaga na UTI

Infelizmente, Emerson Junior, de 30 anos, faleceu nesta quinta-feira (28/01), em Manaus (AM). Vítima da Covid-19 e com síndrome de Down, ele ficou conhecido por abraçar o enfermeiro enquanto recebia o oxigênio.

Emerson estava com medo de colocar o oxigênio e sentiu conforto no abraço do profissional. A imagem de ambos abraçados viralizou nas redes sociais e emocionou o país.

Em estado grave, Emerson aguardava um leito na UTI, mas, infelizmente, no dia que surgiu a vaga, ele não resistiu às complicações da Covid-19 e faleceu.

Segundo informou a Secretaria de Saúde do Amazonas na segunda-feira, a transferência para Manaus não foi efetivada, anteriormente, porque seria necessário estabilizar o paciente para fazer o deslocamento. “Como o quadro clínico do paciente é grave, ainda não há condições clínicas que garantam a remoção do paciente para Manaus com segurança”, informou.

Naquele dia, informou a família, ele apresentava uma saturação muito baixa, que chegou a 42% (quando o normal é 98%). Para a infectologista e professora de Doenças Tropicais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vera Magalhães, a não transferência de um paciente grave para UTI é um fator que aumenta significativamente a chance de piora e morte.

“Down não é uma morbidade, porque não é uma doença. Mas o paciente tem, sim, uma maior vulnerabilidade em relação à Covid-19. Eles, geralmente, têm alterações cardíacas e outras que fazem com que haja um desfecho mais grave e desfavorável em relação a todas as infecções, inclusive à Covid-19”, comentou a infectologista.

A cidade de Manaus ainda sofre com o caos no aumento de internações e óbitos por Covid-19. No momento, várias pessoas aguardam vaga para a UTI, e também para leitos nas enfermarias dos hospitais.

Fonte: UOL

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Canudos - BA
    Atualizado às 14h39 - Fonte: Climatempo
    35°
    Poucas nuvens

    Mín. 19° Máx. 35°

    36° Sensação
    5.9 km/h Vento
    33.9% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (07/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 35°

    Sol com algumas nuvens
    Segunda (08/03)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 36°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias