Sábado, 10 de Abril de 2021 08:51
75 9 9173-8131
Creative Projects
Cultura

Canudos: Projeto reúne mulheres poetas do semiárido baiano para a publicação de uma antologia poética

01/03/2021 16h10
1.441
Por: Allan Matos Fonte: Pók Ribeiro, poeta, professora, Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA/UNEB

LiterÁridas é uma antologia poética composta por 29 mulheres poetas e 1 coletivo de mulheres poetas do Semiárido baiano versando livremente suas vozes, escutas, prazeres e labutas. O projeto nasceu a partir do desejo de afirmação dos nossos espaços na literatura, mais especificamente, na poesia como uma forma de confrontar os espaços hegemônicos socialmente estabelecidos.

 

O projeto prevê a criação de podcasts com os poemas recitados pelas próprias autoras e a publicação do e-book LiterÁridas, ambos disponibilizados gratuitamente a partir dos meses de março e abril, respectivamente.  No dia 06 de abril haverá o lançamento virtual do e-book pelo canal do LiterÁridas no YouTube com  as poetas Ádila Madança, Pók Ribeiro e Vitória Luisa, organizadoras da antologia.

 

Além das ações virtuais o projeto prevê a impressão de 400 exemplares da antologia que serão distribuídos entre as autoras, instituições públicas de ensino e associações de mulheres, sobretudo nos 14 municípios das autoras participantes: Andaraí, Canudos, Cícero Dantas, Conceição do Coité, Curaçá, Euclides da Cunha, Jacobina, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Monte Santo, Remanso, Quijingue e Uauá. Em Canudos , o projeto conta com a participação da poeta Lohanna A. Nobre.

 

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

 

Para  acompanhar mais informações sobre o projeto LiterÁridas é só seguir o perfil do Instagram @literaridas.a e se inscrever no canal do Youtube pelo link abaixo:

 

https://www.youtube.com/channel/UCjfn4ZJ8bOTL21lkZ0onUHg

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Ele1 - Criar site de notícias