Quarta, 23 de Junho de 2021 23:16
75 9 9173-8131
Cidades

Covid-19: Monte Santo atinge 1 mil casos confirmados; Tucano passa de 2 mil

06/05/2021 09h55
707
Por: Redação Fonte: euclidesdacunha

Monte Santo e Tucano: dois municípios baianos com realidades bem distintas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ambos os municípios têm população superior a 50 mil, com diferença de pouco mais de 2 mil habitantes, e acabam atingir barreiras já atingidas por municípios vizinhos e com população similar. Monte Santo tem aproximadamente 52,3 mil habitantes, já Tucano tem 50,6 mil, segundo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Desde o início da pandemia, o site euclidesdacunha.com acompanha a evolução do vírus em dez municípios vizinhos a Euclides da Cunha (Banzaê, Canudos, Cícero Dantas, Jeremoabo, Monte Santo, Novo Triunfo, Quijingue, Ribeira do Pombal, Tucano e Uauá). Cada município teve/tem diferentes formas de combater a pandemia e os resultados têm sido distintos quando se analisa os dados de forma proporcional. Mas, em números absolutos, os resultados continuam díspares. É o caso de Monte Santo e Tucano, de acordo com os dados a serem expostos.

CASOS CONFIRMADOS

Em números absolutos, o município de Tucano atingiu 2 mil casos confirmados nesta terça-feira (4); barreira de 1 mil foi atingida no dia 20 de janeiro deste ano. Isso mostra que em poucos mais de três meses o número de casos dobrou. Monte Santo, por sua vez, atingiu a marca de 1 mil casos nesta quarta-feira (5).

Em números relativos, a contaminação na população de Tucano atinge 4,02%, já em Monte Santo essa taxa é menos que a metade: 1,94%.

PACIENTES RECUPERADOS

Como a diferença da quantidade de casos confirmados é enorme, analisamos os índices de recuperação de forma proporcional. Em Tucano, a taxa de recuperação atinge 93,06% dos infectados, mais de cinco décimos a mais que a estatística de Monte Santo, que é de 87.76%.

ÓBITOS

O município de Tucano já tem 39 óbitos, a segunda maior quantidade absoluta entre os municípios envolvidos no estudo. Monte Santo, por sua vez, atingiu a marca de 30 óbitos nesta última terça-feira, o sexto maior número da região. Os dados proporcionais mostram que a taxa de letalidade calculada por 1 mil de habitantes é maior em Tucano (0,77), a quarta maior na análise; Monte Santo tem taxa de 0,57, a sétima maior.

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Ele1 - Criar site de notícias