Quinta, 05 de Agosto de 2021 20:12
75 9 9173-8131
Geral

Canudos terá parque eólico de quase 100 MW até agosto de 2022

22/07/2021 10h12
987
Por: Redação Fonte: euclidesdacunha.com

Imagem: Parque eólico Serra Branca no Rio Grande do Norte – Reprodução/Voltalia

Desde o mês de fevereiro de 2021, as obras de um novo cluster de geração de energia elétrica está sendo instalado na Bahia, mais precisamente, no município de Canudos, conforme um engenheiro elétrico informou a um membro de nossa equipe de reportagem do site euclidesdacunha.com na última sexta-feira (16), na cidade de Feira de Santana, Bahia.

A construção da subestação está sendo executada pela multinacional Voltalia, empresa francesa com presença em mais de 20 países e já tem mais de 10 anos no mercado internacional com o fornecimento de energia eólica e híbrida (eólico e solar).

No parque eólico serão instaladas 28 turbinas que equiparão a usina capaz de produzir 99,4 megawatts (MW) de energia. As torres terão 80m de altura e a energia gerada será distribuída/vendida para a Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais – em um contrato com 20 anos de duração.

Nesta fase de execução das obras são gerados aproximadamente 1.500 empregos indiretos e 50 empregos diretos.

O município de Canudos tem potencial para ser um novo cluster da companhia, com uma capacidade de expansão de mais de 1 gigawatt (GW), por isso a empresa francesa quer replicar o cluster já em execução no Rio Grande do Norte com 2,4 GW.

Segundo a Voltalia, o Cluster Serra Branca, localizado no Rio Grande do Norte, é uma das maiores instalações híbridas (eólica-solar) do mundo, com potencial de 2.4 GW. Em 2019, a Voltalia assegurou o seu segundo cluster em Canudos.

*Cluster em energia elétrica representa a capacidade de geração/fornecimento com a soma de estações/subestações.

 

Uma resposta para “Canudos terá parque eólico de quase 100 MW até agosto de 2022”

  1. O Sertão da Bahia é uma das regiões mais ricas do mundo, em Cultura, Povos Tradicionais, Caatinga única, fauna exuberante é uma Arara que foi considerada entre as cinco mais importantes aves do Mundo. Temos história e um potencial turístico ainda pouco explorado.
    A chegada de um parque éolico, sem o devido respeito ao que tudo isso representa, é um GRANDE EQUÍVOCO!
    Importante que as empresas que chegam nesse santuário da humanidade, tenha claro que poderão cometer um dano irreversível.

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Ele1 - Criar site de notícias