
Diante da explosão de casos de covid-19 agravada pela disseminação da ômicron, especialistas estão recomendando o uso da máscara PFF2 para uma proteção mais efetiva contra a variante do coronavírus.
O pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19BR, Vitor Mori explica haver variáveis da cepa ainda não dimensionadas. Segundo o especialista, se as pessoas infectadas carregam mais vírus, se a localização da carga viral facilita o caminho, ou se a quantidade de vírus necessária para infecção é menor.
“Com esse vírus mais transmissível, as medidas de proteção têm que acompanhar o risco. Então faz sentido usar uma máscara melhor”, explica Mori.
Mori explica ainda que a máscara a PFF2 – de preferência com a tira na cabeça, é a mais segura para a proteção. Na sequência ele cita outros modelos com tiras que prendem atrás da orelha, e a KN95, equivalente a PFF2, mas sem os mesmos certificados.
Caso a pessoa não tenha nenhuma dessas disponíveis, a recomendação do especialista é usar a cirúrgica com uma de pano por cima. A ordem deve ser essa para que a cirúrgica filtre e a de pano ajuste ela melhor.
“É preciso desmistificar a PFF2. Ela não é mais difícil de achar, basta procurar além da farmácia, como lojas de material de construção ou EPI. E como pode ser reutilizada várias vezes, não é tão cara”, afirma.
BNews
Mín. ° Máx. °




