°C °C
Publicidade

Abelhas estão morrendo na região da Canabrava, em Santa Brígida-BA, e apicultores pedem socorro

19/08/2022 às 10h54
Por: PROVISÓRIO Fonte: Portalformosa(canudosacontece)
Compartilhe:
Abelhas estão morrendo na região da Canabrava, em Santa Brígida-BA, e apicultores pedem socorro

 

Apicultores da região da Canabrava, município de Santa Brígida-BA, que engloba também a região do Tanque de Cima, Jeremoabo BA, estão denunciando a morte de milhares de abelhas na região.

 

 

Segundo informações de criadores, sem dúvida, a causa das mortes é a utilização de agrotóxicos utilizados por produtores da região. Vale destacar que recentemente apicultores da região da Bananeirinha e Adriana, no município de Jeremoabo-BA, também apontaram o mesmo problema.

 

 

O que acontece é que as abelhas precisam buscar néctar e pólen das flores e elas acabam visitando as plantações, e esse uso de agrotóxicos, que aqui no Brasil está se tornando cada vez mais intenso e prejudicial, acaba por levar à morte a essas abelhas”, afirma o especialista Tiago Maurício Francoy da USP São Paulo. E as abelhas andam até 5km para buscar comida.

 

 

O problema vem se agravando mais e mais no Brasil. Recentemente, no município de Gavião Peixoto-SP, morreram mais de quatro milhões de abelhas. Segundo resultados de exames feitos nas abelhas mortas, foi apontada a presença de princípio ativo do fosfonometil, mais conhecido como glifosato, e que está presente em cerca 20 marcas herbicidas aplicados para eliminar mato.

 

 

Um levantamento da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) calculou em 770 milhões o número de abelhas mortas no Brasil ao longo de quatro anos. Elas estavam contaminadas por Fipronil e neonicotinóide, que apareceram em 92% das amostras de insetos.

 

 

Em janeiro de 2019, Santa Catarina virou notícia nacional por ser palco de um dos maiores extermínios de abelhas no país: 50 milhões morreram em menos de um mês. Testes custeados pelo Ministério Público estadual indicavam que os agentes causadores eram agrotóxicos usados em propriedades vizinhas.

No Espírito Santo o uso e a venda de agrotóxicos que contenham em sua composição Clotianidina, Tiametoxam, Imidacloprido e Fipronil – isoladamente ou em associação – e seus derivados, podem ser proibidas. Essa é a finalidade do Projeto de Lei (PL) 639/2021, apresentado na Assembleia Legislativa (Ales) pela deputada Iriny Lopes (PT).

O grande problema é que a venda desses agrotóxicos é permitida pelo Ministério da Agricultura.

Infelizmente, o regimento de agrotóxicos no Brasil está indo em direção contrária ao que os países desenvolvidos estão fazendo. “Esses agrotóxicos estão banidos na Europa e nos Estados Unidos há muito tempo já. E aqui, no Brasil, estamos seguindo o caminho inverso e liberando cada vez mais agrotóxicos.”, informa o especial Tiago Maurício Francoy da USP São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade
% (mm) Chance de chuva
21h00 Nascer do sol
21h00 Pôr do sol
Dom ° °
Seg ° °
Ter ° °
Qua ° °
Qui ° °
Atualizado às 21h00
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 330,405,77 +0,95%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias