°C °C
Publicidade

Garimpeiros iniciam protesto em frente a Equinox em Santaluz contra o fechamento do garimpo de Cansanção

02/09/2022 às 11h01
Por: PROVISÓRIO Fonte: Calilanoticias.com
Compartilhe:
Garimpeiros iniciam protesto em frente a Equinox em Santaluz contra o fechamento do garimpo de Cansanção

 

Garimpeiros dos municípios de Cansanção, Monte Santo, Nordestina, Quijingue e Santaluz iniciaram na noite desta quinta-feira, 01, uma manifestação de protesto contra o fechamento e destruição de equipamentos e máquinas que eram usados em um garimpo na comunidade rural do Dexaí, no municipio de Cansanção, durante  operação da Polícia Federal na última terça-feira, 30, e que ganhou repercussão em toda Bahia.

Depois do ocorrido os garimpeiros iniciaram uma mobilização no sentido de realizar este protesto de forma pacífica em frente aos portões da Equinox Gold Mineração Santa Luz, “a qual está tentando tomar um dos nossos garimpos do município de Cansanção, onde a polícia federal baixou na última terça feira, 30 de agosto, e ateou fogo em vários materiais de trabalhadores sem ao menos ter uma possibilidade de conversa”, disse um dos lideres do movimento que pediu pra não ser identificado.

Ainda de acordo com o manifestante, “faremos essa mobilização com o intuito de uma conversa com encarregados onde tentaremos chegar a um acordo que fique legal para ambos. Garimpeiros não são criminosos é nem ladrões, são pessoas que trabalham duro todos os dias para conseguir colocar comida na mesa, tentar uma vida melhor e tentar dar uma vida um pouco melhor para seus filhos, são mais de 10 mil famílias sem trabalhar desde a terça feira, e se perguntando o que será da vida agora sem o seu ganha pão”, finalizou.

Um pequeno grupo chegou por volta das 21h e acendeu o fogo no meio da estrada e a expectativa é que durante a madrugada mais de dez ônibus e outros veículos cheguem para concentração em frente a Equinox e pretendem sair somente depois de um acordo com as pessoas competentes.

 

Os garimpeiros garantem que contam com apoio do governador, deputados, prefeitos e vereadores e a luta da categoria é legalizar a atividade, se não pode de forma clandestina, que facilitem a legalização.

Comércio de Nordestina abrir as portas às 09h em solidariedade aos garimpeiros

 

Em todos municípios citados os comércios contam com a circulação do dinheiro que sai dos garimpos, é a principal fonte de geração de emprego e renda e diante disto, os comerciantes da cidade de Nordestina em solidariedade à luta dos garimpeiros entraram em acordo e decidiram que só abrirão as portas a partir das 09h.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade
% (mm) Chance de chuva
21h00 Nascer do sol
21h00 Pôr do sol
Sáb ° °
Dom ° °
Seg ° °
Ter ° °
Qua ° °
Atualizado às 21h00
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,116,46 +0,25%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias