
Cerca de R$ 94 milhões em subsídios foram garantidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) ao governo do estado e para 18 municípios baianos como parte do programa de Auxílio Emergencial à Gratuidade das Pessoas Idosas no Transporte Público Coletivo Urbano.
Os contemplados fazem parte de uma lista de 557 entes de todo o país que apresentaram propostas a fim de garantir o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano.
De acordo com o governo federal, em nota divulgada na última sexta-feira (24), as orientações para o cumprimento das próximas etapas de acesso aos recursos serão repassadas aos entes nesta segunda (26). Ao todo, R$ 2,5 bilhões serão repassados para os proponentes selecionados até 31 de dezembro.
ENTES BAIANOS BENEFICIADOS
IMPACTO DIRETO NAS TARIFAS
O estabelecimento dos subsídios pela União foi ponto de pauta de uma mobilização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e de reclamações frequentes do gestor da capital baiana, Bruno Reis (União) durante os primeiros meses deste ano (veja aqui).
Em junho, devido a ausência de subsídios, o sistema de transporte coletivo soteropolitano teve a tarifa alterada de R$ 4,40 para R$ 4,90
Na ocasião do reajuste, o prefeito aventou a possibilidade de reduzir o preço da passagem, uma vez que os recursos ajudariam a promover um equilíbrio econômico-financeiro do contrato com as concessionárias que operam o serviço
Mín. ° Máx. °




