°

Concursos Canudosacontece.com

Enem 2022 na BA: no segundo dia de provas, baianos revelam medo de exatas e sonho em curso na Federal

Portões foram às 12h deste domingo (20) e avaliações começam a ser aplicadas às 13h30, meia hora após o fechamento.

20/11/2022 às 13h10
Por: PROVISÓRIO Fonte: G1 Bahia (canudosacontece)
Compartilhe:
Enem 2022 na BA: no segundo dia de provas, baianos revelam medo de exatas e sonho em curso na Federal

 

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste domingo (20) e a movimentação nos locais de prova de Salvador começou por volta das 12h, horário de abertura dos portões. Na Bahia, a expectativa é de que 192.625 candidatos façam as avaliações, que terão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

Para muitos deles, a preocupação é maior nesta segunda etapa do exame, que começa a ser aplicado partir das 13h30, meia hora após o fechamento dos portões. A matemática continua como "bicho papão" de muitos candidatos.

O jovem Leonardo Brito, de 23 anos, chegou bem cedo no local de prova, no bairro de Brotas. Ele mora em Armação, na região da Orla, distante 7 quilômetros da escola, e preferiu pegar um ônibus por volta das 10h para não correr o risco de se atrasar.

Ele se considera mais preparado para as questões de humanas, e para ter sorte com hoje com as de exatas, Leonardo decidiu vestir a camisa do time do coração, o Esporte Clube Bahia, que tem como uma espécie de amuleto.

"Sou melhor nas matérias de humanas e penso em fazer jornalismo ou psicologia. Vim com a camisa do 'Esquadrão' para ver se me traz sorte", brincou.

Rafaela Brito, de 19 anos, chegou por volta das 11h no campus da Universidade Federal da Bahia em Ondina. Moradora do Bairro da Paz, ela sonha em estudar história justamente nesta instituição.

"Vim na Ufba pela primeira vez para fazer o Enem e sonho em estudar aqui. Estar aqui me dá esperança", revelou a jovem, demonstrando nervosismo. Ela também se considera melhor na área de humanas, mas garante que se preparou para as provas de exatas.

"A minha expectativa é conseguir responder todas as questões no tempo certo. Espero que os textos sejam menores, porque perdemos muito tempo interpretando as questões", comentou.

 

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Para não correr o risco de perder a prova, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame.

Para evitar qualquer contratempo, o candidato deve sair com antecedência de casa, conferindo antes se está com a documentação e material necessários. É importante lembrar que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida.

O local do exame consta no Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante. Não é obrigatório levá-lo, mas, com ele em mãos, facilita para localizar o prédio e a sala onde fará a prova.

 

O que levar no Enem

• RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);

• Álcool em gel;

• Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);

• Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);

• Cartão de confirmação de inscrição;

• Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.

Dica: como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

• e-Título,

• Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e

• RG Digital.

Atenção: o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.


O que não pode no Enem

Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;

• Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;

• Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;

• Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Atenção: o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

A Bahia terá mais de 18 mil vagas disponíveis para serem ocupadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023, em dez instituições públicas de ensino superior. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) lidera o ranking com 4.965 mil vagas no Estado.

A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2023.1 será feita com base nas notas do Enem 2022 – será aplicado em novembro de 2022 e janeiro de 2023 – as inscrições estão previstas para ocorrer entre os dias 14 a 17 de fevereiro de 2023.

• A Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai disponibilizar 4.965 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) vai disponibilizar 1.141 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai disponibilizar 1.986 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vai disponibilizar 1.746 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai disponibilizar 1.425 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) vai disponibilizar 1.087 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai disponibilizar 1.295 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) vai disponibilizar 365 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. Serão ofertadas 186 vagas para a ampla concorrência, as demais vagas serão destinadas para outras modalidades de concorrência.

• O Instituto Federal da Bahia (IFBA) vai disponibilizar 1.555 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

• O Instituto Federal da Baiano (IFBaiano) vai disponibilizar 820 vagas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2023. No entanto, o termo ainda não foi publicado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias