°

Cultura Canudosacontece.com

Jeremoabo BA: Comunidades quilombolas celebram nas ruas e na comunidade Baixão de Cima

28/11/2022 às 07h34
Por: PROVISÓRIO Fonte: Jeremoabo.com
Compartilhe:
Jeremoabo BA: Comunidades quilombolas celebram nas ruas e na comunidade Baixão de Cima

 

As comunidades quilombolas jeremoabenses celebraram o Novembro Negro no último sábado, 26, com caminhada pelas ruas da cidade pela manhã e com a festa cultural e religiosa na comunidade quilombola de Baixão de Cima.

Mostrando brilho, força e alegria, a caminhada teve representação das comunidades do município, participação da Escola Família Agrícola de Cícero Dantas BA, representantes das comunidades quilombolas de Banzaê, Deputada Fátima Nunes, vereadores Antonio Chaves e Zé Miúdo e representantes da Secretaria de Cultura de Jeremoabo, ao som de zabumbas, pandeiros, cantos e danças.

Na Praça Cel. Antonio Lourenço, houve uma parada para reflexão bem no local onde antigamente existia um mercado de produtos agrícolas e onde era comercializados também escravos e um grupo esteve na feira livre do município levando a alegria quilombola com zabumba.

Na comunidade Baixão de Cima, após a missa celebrada pelo Padre João Batista, ocorreram várias apresentações culturais com as Escolas Municipais da região, com as comunidades quilombolas e com a comunidade convidada de Ouricuri, de Novo Triunfo BA.

O evento contou com a participação de muitas pessoas e foi abrilhantado também com a presença das barracas das comunidades, da barraca da Secretaria de Assistência Social com oferecimento de vários serviços e a presença das Secretárias Tatiane (Ação Social); Débora (Saúde) e Alessandra (Educação), vereadores Kaká de Sonso, Albertina, Antonio Chaves e Jairo, Deputada Fátima Nunes e terminou com apresentação de Valdeir da Pisadinha.

Valeu! Ano que vem tem mais!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias