
O auxiliar de serviços gerais Bruno de Jesus utilizou uma geladeira, nesta terça-feira (27), para conseguir visitar sua casa após ela ser alagada pela enchente do Rio de Contas, que corta a cidade de Ubaitaba, no sul da Bahia. Ele foi ao local para ver como estava o nível da água.
"Está um metro de água dentro de casa. Espero que o nível baixe logo", disse Bruno.
A inundação ocorreu depois que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão da Barragem de Pedra.
O primeiro ponto afetado da região foi a feira livre. Cerca de 200 feirantes foram retirados temporariamente do local e levados para uma rua que não foi atingida pela enchente.
Outro lugar inundado foi o Centro de Canoagem. Em dezembro de 2021, o local havia sido devastado por outro temporal que atingiu as cidades na região sul e sudoeste Bahia. Ele foi restaurado e reinaugurado há cerca de três meses, em setembro deste ano.
Além disso, duas comunidades rurais estão ilhadas e os moradores estão sem água potável. Para auxiliar essas famílias, a prefeitura realizou uma força-tarefa e contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros.
"Com a cheia do rio, os transportes terrestres não conseguem chegar [nas comunidades rurais]. Por isso, estamos contando com o apoio do Corpo de Bombeiros com lanchas para levar água para esses moradores", explicou Rodrigo Silva, que é chefe da Guarda Municipal.
Mín. ° Máx. °




