°C °C
Publicidade

Conselheiro Vivo 2023 movimenta cena cultural em Quixeramobim

14/03/2023 às 11h33
Por: PROVISÓRIO Fonte: G1
Compartilhe:
Conselheiro Vivo 2023 movimenta cena cultural em Quixeramobim

Um debate contemporâneo e eventos culturais sobre Antônio Conselheiro acontecem até a próxima segunda-feira (13), em Quixeramobim, a 214 km de Fortaleza. A 19ª edição do Conselheiro Vivo terá o tema “Democracia e civilização: vida digna ao povo do Sertão”.

  •  

A programação do Conselheiro Vivo é o maior evento do Brasil sobre Antônio Conselheiro e o movimento de Canudos atrai pesquisadores, acadêmicos, artistas e público em geral interessado no tema.

 

A edição deste ano do Conselheiro Vivo conta novamente com a participação de convidados de Canudos (BA). A iniciativa tem o objetivo de aproximar culturalmente as duas cidades, com o fluxo de artistas, estudiosos e interessados na temática Conselheiro- Canudos.

 

Formação nas escolas e do público

Ao longo de suas edições, o Conselheiro Vivo, realizado anualmente em Quixeramobim, cidade onde nasceu Conselheiro em 13 de março de 1830, tem como uma das principais missões promover atividades de formação educacional em torno do tema Conselheiro e Canudos.

Durante o evento, a Secretaria de Educação de Quixeramobim e a Aquiletras lançaram o concurso literário alusivo ao tema nas escolas municipais. Os ganhadores do concurso serão anunciados no dia 13 de março.

 

 

No Conselheiro Vivo serão realizadas oficinas, intervenções artísticas, exibição de filmes, sarau, atividades de formação de professores da rede municipal de ensino e apresentações musicais.

 

Estão confirmados shows de Zé Vicente, Nonato Lima, Junú, Neto Inácio, Mylla Torres e outros. No sábado (11), haverá o show de encerramento do Conselheiro Vivo com Azanias e banda, Banda Reite e Chambinho do Acordeon, na Praça da Cultura, no centro de Quixeramobim.

 

Exposição Tramas de Belo Monte e Rabelo

Haverá também a Exposição Tramas de Belo Monte na Casa de Antônio Conselheiro que reúne obras de Luci Sacoleira, Simone Barreto, Renata Santiago e Tibico Brasil. Então quem não viu, ainda há tempo.

A Exposição foi inaugurada, no dia 30 de junho de 2022, data da reabertura da Casa de Antônio Conselheiro, após passar por reforma e adequação do espaço para se tornar um centro cultural que recebe também shows, teatro, performances e outros eventos de várias linguagens artísticas. A entrada é gratuita.

Na sexta-feira (10), o historiador e pesquisador João Batista Lima e o professor de Literatura, João Ferreira Damião, participarão de rodas de conversa sobre o cancioneiro de Canudos e a Guerra de Canudos, respectivamente.

No mesmo dia, às 18h30, na Casa de Antônio Conselheiro, representantes do Governo da Bahia e do Ceará participarão da Roda de Conversa “Ceará e Bahia: tramas de Quixeramobim e Canudos”.

 

Solidário com nordestino sofrido

 

O historiador e professor da rede pública municipal de Quixeramobim, Neto Camorim, desde 2007 fortalece o intercâmbio entre Quixeramobim e Canudos. Neto Camocim recorda que Antônio Conselheiro era amigo e contra as injustiças praticadas contra o mais humilde nordestino. Segundo ele, Antônio Conselheiro conseguiu fundar comunidades, onde eram praticados solidariedade e justiça social.

"Durante mais de 20 anos, ele peregrinou por aquele sertão de Sergipe, principalmente pelo Vale do Itapecuru na Bahia. Denunciava as injustiças contra os camponeses, os sertanejos, que ainda moravam nas fazendas, eram escravos na época do império."

Anualmente, ele visita os lugares por onde Conselheiro peregrinou pelo sertão de Sergipe e da Bahia fazendo sermões, construindo e reparando igrejas, cemitérios, açudes, estradas e tanques e atraindo uma multidão de sertanejos pobres em busca de uma vida mais digna, de uma terra para plantar e longe dos desmandos de latifundiários e da opressão.

“Antônio Conselheiro saiu de Quixeramobim em 1857. Ele peregrinou pelo norte do estado e em 1873, Antônio Conselheiro vai para o Sul do Ceará. E de lá passa por outros estados do nordeste como Paraíba, Pernambuco, e tem aparições a partir de 1874 no estado de Sergipe. E ao fundar Belo Monte, ele reúne negros, índios, pobres sertanejos, e funda comunidades, onde existia a justiça social e houve a experiência solidária. Essa experiência avança naquele sertão baiano”, explica.

 

 

Com a participação de agentes culturais diversos, o evento é uma realização da ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ); da Casa de Antônio Conselheiro de Quixeramobim; da Casa de Saberes Cego Aderaldo de Quixadá, equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar/Secult-CE; da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, do Sesc-Ler; do SEBRAE; da Academia Quixeramobiense de Letras (Aquiletras) e da Câmara Municipal de Quixeramobim.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade
% (mm) Chance de chuva
21h00 Nascer do sol
21h00 Pôr do sol
Sex ° °
Sáb ° °
Dom ° °
Seg ° °
Ter ° °
Atualizado às 21h00
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,159,67 -0,27%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias