A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega à região de Canudos (BA), na Comunidade Água Branca - Jeremoabo (20/04), na Comunidade Bom Jardim (21/04) e no Centro de Canudos (22/04), com sessões gratuitas para a população e oficinas de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio da Voltalia, empresa produtora de energia renovável e prestadora de serviços no segmento, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio das Prefeituras Municipais, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Divertida Mente” (veja a programação abaixo). As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
“Nós assumimos um compromisso com as comunidades onde atuamos e temos a intenção de contribuir cada vez mais com seu desenvolvimento, não apenas econômico, mas também promovendo ações e apoiando projetos como o CineSolar, que ajuda a democratizar o cinema. Além disso, ações como esta geram oportunidades de lazer, cultura e conhecimento a muitas pessoas que ainda não tinham acesso a esse tipo de programação”, destaca Andressa Spata, coordenadora Social da Voltalia Brasil.
Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.
“Para nós, difundir essa proposta em parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.
A 6ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Voltalia e apoio da Prefeitura Municipal de Jeremoabo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da Prefeitura Municipal de Canudos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude. É realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro presencial, com duração de até três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.
Na Comunidade Água Branca - Jeremoabo será no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na quinta-feira (20/04), das 14h30 às 17h. Na Comunidade Bom Jardim - Canudos será no Bar/Mercearia em frente à casa do avô do Junior, na sexta-feira (21/04), das 14h30 às 17h.
Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).
“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.
PROGRAMAÇÃO - BAHIA
Comunidade Água Branca - Jeremoabo/BA
Oficinema Solar
Crianças da comunidade
Data: Quinta-feira (20/04)
Horário: 14h30 às 17h
Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima
Sessões de Cinema
Data: Quinta-feira (20/04)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens
19h30 - 2ª sessão: “Divertida Mente”
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima - Comunidade Água Branca - Jeremoabo/BA
Local em caso de chuva: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima - Comunidade Água Branca
Comunidade Bom Jardim - Canudos/BA
Oficinema Solar
Crianças da comunidade
Data: Sexta-feira (21/04)
Horário: 14h30 às 17h
Local: Bar/Mercearia em frente à casa do avô do Júnior
Sessões de Cinema
Data: Sexta-feira (21/04)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens
19h30 - 2ª sessão: “Divertida Mente”
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: ao lado do bar da Comunidade Bom Jardim - Canudos/BA
Canudos/BA
Sessões de Cinema
Data: Sábado (22/04)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens
19h30 - 2ª sessão: “Divertida Mente”
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Concha Acústica - Avenida JK, s/n - Centro - Canudos/BA
Local em caso de chuva: Quadra de Esporte Alfredo Amorim -ao lado do Colégio Estadual Luis Cabral
SINOPSES DOS FILMES
1ª sessão
‘De Onde Vêm os Dragões?’ - Direção: Grace Luzzi - São Paulo - 10 min - Animação/2020 - Livre
O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário…
‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida - Portugal - 10 min - Animação/2012 - Livre
Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.
‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 min – Animação/2019 - Livre
Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
‘Os Segredos do Rio Grande’ - Direção: Analúcia Godoi - Espírito Santo - Duração: 5 minutos - Animação/2017 - Livre
Com suas águas cristalinas, o Rio Grande nos traz segredos, belezas e também benefícios. É preciso mantê-lo limpo, sem lixo, cuidar das nascentes e preservar as matas ciliares para que toda essa riqueza se mantenha por muitos mais anos.
‘O Véu de Amani’ – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama – Livre
Audiodescrição e libras
Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.
‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
2ª sessão
‘Divertida Mente’ - Direção Pete Docter, Ronaldo Del Carmen - EUA - 1h35min - Animação, Comédia, Família/2015 - Livre
Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
Sobre o CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas - que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, proporcionando acesso às técnicas básicas que compõem a linguagem cinematográfica. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.
O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).
O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.
GRUPO VOLTALIA (www.voltalia.com)
A Voltalia é um player internacional no setor de energia renovável que produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólicas, solares, hidráulicas, de biomassa que possui e opera, além de possuir soluções de armazenamento. Com uma capacidade de geração em operação e em construção de mais de 2,6 GW e um portfólio de projetos em desenvolvimento de mais de 13 GW, a companhia também presta serviços e apoia seus clientes investidores em projetos de energia renovável durante todas as suas fases, desde a concepção do projeto até a operação e manutenção de suas plantas.
Pioneiro no mercado corporativo, o Grupo oferece uma oferta global para empresas desde o fornecimento de eletricidade limpa e serviços de eficiência energética até a produção local de sua própria eletricidade e está presente em 20 países, podendo atuar mundialmente em nome de seus clientes através do seu time que conta hoje com mais de 1.500 colaboradores.
Mín. ° Máx. °