A Bahia se consolida como o destino mais procurado pelos turistas no verão de 2025, com mais de nove milhões de visitantes esperados durante a alta estação. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), o estado deve movimentar R$ 23,7 bilhões, valor correspondente a 16% dos brasileiros que planejam viagens a lazer no período.
Nos primeiros meses de 2025, o aeroporto de Salvador, principal porta de entrada para turistas na Bahia, deve receber mais de nove mil voos domésticos e 530 provenientes da América do Sul e da Europa, reforçando a importância da infraestrutura para atender à alta demanda.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, destacou o impacto das ações do governo para alcançar esses resultados. "A crescente chegada de turistas é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na promoção dos destinos, divulgação do calendário das festas de verão, prospecção de voos, capacitação da mão de obra e realização de obras de infraestrutura. Tudo isso somado ao jeito acolhedor do nosso povo", afirmou.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA) prevê alta ocupação da rede hoteleira, com uma média de 85% durante o verão e picos de até 95% nos principais destinos turísticos do estado. “A grande pluralidade de atrativos da Bahia, a permanente promoção feita pelo poder público e pela iniciativa privada e a atual conjuntura econômica são favoráveis, e teremos um verão muito bom", apontou o presidente da entidade.
O setor de bares e restaurantes também projeta crescimento expressivo, de acordo com Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA). “Temos a expectativa de aumento de até 15% nas vendas em relação ao verão passado, e devemos gerar mais de 10 mil empregos diretos, além de 40 mil indiretos”, afirmou.
Empresas de receptivo turístico acompanham a alta demanda. “Este verão será surpreendente. Já percebemos o crescimento de 18% na procura por nossos serviços. Temos 12 agências em todo o estado e contribuímos para o desenvolvimento da atividade turística, especialmente em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica. A nossa expectativa é muito boa”, relatou Isac Lima, que comanda a Cassi Turismo, empresa que realiza serviços de passeios e transfer.
Mín. ° Máx. °