Profissionais de Saúde sob suspeita de covid-19 poderão ter prioridade para internação em hospitais
Alerj vota na terça-feira projeto do governo estadual que garante a medida nos hospitais estaduais e municipais; profissionais de Segurança também são alcançados pela proposta
05/05/2020 às 10h41
Por: Allan MatosFonte: PALOMA SAVEDRA
Compartilhe:
Proposta alcança servidores públicos das áreas de Saúde e contratados das redes municipais e estadual, além dos agentes de Segurança – Daniel Castelo Branco
A Alerj vota, na próxima terça-feira, projeto de lei do governo Witzel que garante aos profissionais de Saúde que trabalham em redes públicas em todo o Estado do Rio a prioridade para internação em hospitais estaduais e municipais, no caso de suspeita de covid-19. A proposta alcança ainda a área de Segurança Pública, como policiais civis, agentes penitenciários e do Degase, além de bombeiros e policiais militares.
O texto também deixa facultado aos municípios fluminenses, por edição de ato próprio, a inclusão de guardas municipais no texto da lei (se aprovada) para a prioridade nas unidades de saúde sob suas respectivas gestões.
A prioridade não se aplicará, porém, nos casos de critérios técnicos de admissibilidade e elegibilidade de pacientes que estejam em estado crítico ou grave mais acentuado que os profissionais de Saúde e Segurança.
Justificativa
Na justificativa, o governador Wilson Witzel declarou que, considerando o avanço rápido e devastador da pandemia do coronavírus, “a premência que se reveste a presente medida está alicerçada em estatísticas, que diariamente demonstram o aumento abrupto do número de profissionais das áreas de Saúde e Segurança contaminados pela covid-19 em virtude do exercício de suas funções”.
O governador afirmou ser “incontroverso que tais profissionais são soldados competentes e indispensáveis para o êxito no combate efetivo da covid-19, na medida em que possuem expertise e capacidade técnica para tal enfrentamento”.
E declarou ainda que a efetivação do acesso à saúde, estabelecido pelo Artigo 196 da Constituição Federal, “em muito depende da atuação de tais profissionais, que precisam estar em condições de trabalho para continuar salvando vidas”.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.